Sessão do Órgão Especial presta homenagem ao desembargador Stewalt Camargo Filho

26/06/2024


SESSÃO DO ÓRGÃO ESPECIAL PRESTA HOMENAGEM AO DESEMBARGADOR STEWALT CAMARGO FILHO

Desembargador se aposenta nesta semana depois de dedicar 40 anos à justiça do Paraná 

  26/06/2024   Atualizado hoje

Durante a sessão do Órgão Especial Administrativo do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), na segunda-feira (24/06), foi realizada uma homenagem ao desembargador Stewalt Camargo Filho, que fará 75 anos no dia 27 de junho e está se aposentando por força de regramento constitucional. “São mais de 40 anos dedicados ao direito e à Justiça do estado do Paraná, com uma atuação exemplar na magistratura”, cumprimentou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

O desembargador nasceu em Jacarezinho (PR) em 27 de junho de 1949, filho de  Stewalt Montes de Camargo e Maria Aparecida de Camargo. É casado com Solange, com quem teve quatro filhos, Luiz Fernando, Renata, Ricardo e Carla. Stewalt Camargo Filho foi promovido para o cargo de desembargador do TJPR em 23 de março de 2007 e, atualmente, atuava na 2ª Câmara Cível. Na terça-feira (25/06), foi realizada uma homenagem na sessão da Câmara com a presença da família. "Quero agradecer as palavras cordiais do presidente Keppen e de todos os colegas desembargadores. É honroso participar dessa sessão pela derradeira vez", afirmou Camargo Filho. "Esse colega encerra o seu mister judicante com bravura", observou o desembargador José Joaquim Guimarães da Costa. "Foram quatro décadas do mais alto nível do exercício da magistratura", disse o desembargador Rogério Luis Nielsen Kanayama.

Habilidade profissional e sensibilidade

O magistrado se formou em Direito na Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, em 1975, e atuou como advogado antes de ser aprovado no concurso para o cargo de juiz substituto. Ele foi nomeado como juiz no dia 28 de dezembro de 1981 para a comarca de Nova Esperança. Após realizar outro concurso, o desembargador foi nomeado, em 2 de setembro de 1983, como juiz de Direito e atuou nas comarcas de Dois Vizinhos, Capanema e Foz do Iguaçu, onde lecionou no curso de Direito das Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu (Unifoz).

Durante a homenagem, o presidente do TJPR ressaltou as qualidades do desembargador Camargo Filho e leu uma carta dos servidores que trabalham com ele atualmente. “Ele atuou sempre com habilidade profissional e sensibilidade, sendo reconhecido também por suas habilidades humanísticas. Aposentadoria é sempre momento de reflexão, de olhar para trás e olhar os desafios e as conquistas. A carreira do desembargador foi pautada por dedicação, zelo, entusiasmo e, sobretudo, dignidade no exercício da função jurisdicional”, afirmou o presidente do TJPR.

Descrição da imagem de capa: foto da sessão do Órgão Especial.